segunda-feira, 29 de junho de 2009

Métodos não químicos de prevenção e controlo de pragas urbanas

Os métodos não químicos de prevenção e controlo de pragas são diversos, sendo mais comuns os seguintes:

Redes nas portas e janelas


Cortinas de ar
Trata-se de uma corrente de ar através da qual os insectos não passam


Calor
Os insectos (ovos, larvas e adultos) são muito sensíveis a temperaturas elevadas, sendo em média destruídos a 60ºC. Assim, o tratamento pelo calor é nalguns casos, como por exemplo o das roupas, uma forma eficaz de combater as pragas.


Frio
Também o tratamento pelo frio pode ser uma forma eficaz de tratamento. Os insectos geralmente interrompem o seu desenvolvimento a temperaturas inferiores a 10ºC, sendo no entanto necessárias temperaturas mais baixas para os matar.


Armadilhas luminosas
Muitos insectos são atraídos pela luz da zona ultravioleta do espectro, conhecida vulgarmente como luz negra e que é invisível para o homem. Os electrocutores de insectos são muito utilizadas em locais de venda de alimentos.


Outras armadilhas
Incluem-se neste grupo por exemplo as ratoeiras e as armadilhas para baratas.


Irradiação radioactiva
Normalmente tem como objectivo esterilizar os insectos. Utiliza-se mais frequentemente para controlo das pragas dos cereais. É um método dispendioso.


Controlo biológico
Pretende-se neste caso combater as pragas com predadores. É um método eficaz de combater algumas pragas agrícolas; em termos urbanos é de difícil implantação já que se pretende uma erradicação rápida e completa.

Nenhum comentário:

Image Hosted by ImageShack.us