sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia.A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.
A atmosfera do planeta é uma excepção na medida em que é dos raros recursos naturais que é compartilhado pelo mundo inteiro. Pelo que os efeitos negativos sobre esta são globalmente sentidos.
Tendo em conta que os problemas que advêm da atmosfera representam perigo para os organismos têm-se vindo a desenvolver estudos sobre o
efeito estufa e a consequente destruição da camada de ozono, para além de provocar as chuvas ácidas, fenómenos estes que contribuem grandemente para a poluição atmosférica.

A poluição do ar é a principal responsável pelo efeito estufa e está por detrás de inúmeros problemas ambientais.

Para se agir adequadamente contra a poluição atmosférica é necessário:

Medir e conhecer a concentração dos poluentes no ar
Definir as fontes poluentes
Definir a qualidade do ar
Analisar os valores limite
Definir a qualidade do ar
Observar a evolução da qualidade do ar
Planear acções que promovam melhor qualidade do ar, tais como: reordenar actividades socio-económicas, localizar fontes poluentes, alterar o percurso rodoviário e reduzir as emissões de poluentes atmosféricos.

Nenhum comentário:

Image Hosted by ImageShack.us